Olá Daniel, o Jamil Cassandra e o Hibrain Reis vão ajudar-te a ler esta mensagem.

Escrevo-te para te dar um beijo, para te dar notícias e para te dizer que já tenho saudades dos nossos pequenos almoços. Ainda na semana passada estávamos juntos aí, eu, tu e os teus amigos todos.

Voltei para Portugal depois de ter ido arrancar uma unha aí no hospital de S. Tomé e quando cá cheguei tiraram-me a vesícula... já está tudo bem e já mandei gase gorda para o hospital... fui muito bem tratado, mas não havia gase gorda... coitada da Irmã Paula que me fez o penso antes de me vir embora no dia seguinte ao acidente... o que vale é que ela é daqui do norte do país e não se escandaliza... não te digo o que lhe disse porque ainda és muito pequenino... Já mandei gase gorda para aí; fica tranquilo.

Tenho mais boas notícias para te dar. Lembras-te do que eu te disse ao ouvido? Pois é, os nossos amigos de Portugal puseram mãos à obra e o teu Nestum, o dos teus amigos e o dos avós da Casa Betânia já está garantido para os próximos meses. Na segunda-feira a Irmã Eufrosina ou a Irmã Maria da Conceição já podem ir às compras. Não vai faltar nada nos próximos meses e nos meses a seguir porque os nossos amigos de Portugal não vão deixar. Podes dizer isso aos teus amigos e aos avós da Casa Betânia. Aqui na minha terra agora é preciso dizer aos avós e às avós, senão há por aí umas quantas tias histéricas que ficam zangadas... O mundo dos grandes é muito complicado sabes?

O mundo "dos grandes" é tão complicado que até faz com que o mundo dos pequenos não tenha Nestum... é... e depois divertem-se que se fartam a discutir gramática.

Quando tu fores grande, eu já não estarei por cá - não tenho muito mais tempo para estar por cá -, mas enquanto estiver, vou sempre lutar para que o teu mundo quando fores grande seja melhor; vou sempre pedir aos meus amigos todos que não deixem faltar o Nestum nem a ti nem aos nossos avós, e que se lixem as tias histéricas que de África e de todas as áfricas, conhecem os "resorts" e as bancas de artesanato da feira de Carcavelos... Um dia eu explico-te isto... e explico-te a lógica de todas as feiras onde se vende tudo e de tudo, até os países... é verdade! 

Sabes, há "gente grande" que é capaz de vender tudo, até os países que eles pensam que são deles e por isso é que falta o Nestum e é por isso que falta a gase gorda..., no teu país, no meu e em todo o mundo...

Sabes Daniel, os pulhas e os patifes estão em todo o lado... são como as baratas; resistentes e estão por toda a parte. Ainda ontem passou por mim uma na sala da minha casa... ainda tentei pôr-lhe o pé em cima (não digas nada às tias porque elas não gostam...), mas pirou-se... hoje volto a "investigar"...

As outras notícias que tenho para ti não são assim tão boas. O teu vizinho João que eu levei comigo daí do Príncipe para S. Tomé ainda está lá no hospital... Tratei de tudo com a Embaixada de Portugal e com a Fundação Valle Flor e com o Dr. Pinto Balsemão para ele poder vir tratar-se a Portugal, mas os "senhores doutores" do hospital ainda não assinaram um papel... está tudo pronto para ele vir para o Hospital de Braga, mas falta um papel...

Sabes, Daniel, o mundo "dos grandes" é muito feito de papel... e há gente que faz cada papel... que nem imaginas. 

E como seria tudo muito mais fácil se cada um fizesse o seu papel... nem imaginas.

A outra notícia é sobre a casa dos avós, a Casa Betânia. O Senhor Presidente da República de Portugal quando esteve aí prometeu às Irmãs e aos avós que ia pedir a uma empresa portuguesa que reconstruísse a casa que está em ruínas... mas já não há empresas portuguesas de construção civil por aí. A última, a Mota Engil, está de saída dentro de poucas semanas. Estive a falar com o Senhor Presidente há dias sobre isto... vamos a ver...

Não fiques triste e diz aos avós que não fiquem tristes. Os nossos amigos de Portugal vão ajudar e vamos fazer uma casa nova para os avós, vai é demorar mais um bocadinho.

Desculpa porque a carta já vai longa... O mais importante era mandar-te um beijo e dizer-te que tenho saudades de ti, dos teus amigos e dos avós.

Por favor pede ao Jamil ou ao Hibrain que mandem uma fotografia tua com um grande sorriso para mostrar aos nossos amigos de Portugal. Pode ser?

Um beijo GRANDE.

 

_ _ _

NOTA: Os Capuchinhos em Portugal assumem a gestão editorial de www.capuchinhos.org, mas os textos de OPINIÃO vinculam apenas os seus autores.


Agenda

Mais lidos

  • Semana

  • Mês

  • Todos