O VII Conselho Plenário da Ordem Capuchinha lembrou os frades de que também eles são responsáveis pelas várias formas de destruição do nosso planeta (por exemplo: a poluição e a exploração excessiva dos recursos), porque participam ativamente nos ‘crimes’ desse sistema destruidor (Cf. VII CPO, 52).

E não só os frades mas todas as comunidades cristãs cujo cuidado pastoral lhes está confiado estão chamadas a preocuparem-se com a salvaguarda da criação: não desperdiçando as fontes energéticas, reduzindo o consumo, reutilizando material reciclável, evitando os desperdícios, promovendo uma reflexão crítica sobre os seus hábitos (Cf. VIII CPO, 65).

É eletricidade nas salas de catequese e na igreja, é gasóleo para ir orientar um curso bíblico, é papel usado nos jornais da comunidade, e até os servidores que alojam os nossos sites precisam de energia que representa a libertação de toneladas de CO2 por ano para a atmosfera.

Assim, os Capuchinhos, desejam associar-se à iniciativa ambiental da Quercus e dos CTT e desafiam as fraternidades, paróquias, centros sociais, comunidades cristãs, grupos, famílias ou indivíduos a dirigirem-se a uma loja dos CTT e comprarem um kit por 3,5€, que vale uma árvore. Os kits vendidos são convertidos em árvores de espécies autóctones, que serão plantadas em áreas ardidas e/ou zonas classificadas do território nacional.

20190706 mauro

 

Uma floresta a compôr-se

NOME LOCALIDADE ÁRVORES
     
Cúria Províncial dos Capuchinhos Lisboa 50
Ana, Rui e Carolina Gondomar 3
Carlos, Sónia, Bárbara, Miguel e Santiago Gondomar 5
Leonor Barcelos 1
José e Carolina Gondomar 1
     
TOTAL   60

 

 

Vídeo sobre a iniciativa

 

Para rezar

» Cântico das Criaturas

 

Participe!

1) Dirija-se a uma loja dos CTT (se preferir pode comprar online).

2) Compre um kit por 3,5€, que vale uma árvore.

3) Envie-nos um email com o nome, localidade e nº de árvores compradas com a intenção de ajudar as comunidades dos Capuchinhos a reduzirem a sua pegada ecológica ( Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ).

4) Se desejar, envie-nos uma foto criativa sua, da sua família ou do seu grupo, com o kit montado, para publicarmos no Facebook.

20190706 logo jpic 800 346


Agenda

Últimas notícias

Mais lidos

  • Semana

  • Mês

  • Todos