Durante o ano pastoral anterior, os jovens das diferentes comunidades cristãs em Portugal confiadas aos Capuchinhos, foram desafiados a organizar neste mês de setembro um encontro nacional com todos os grupos de jovens.

Os jovens responderam ao desafio e, em conjunto com o frei José Luís e o frei Luís Leitão, a ideia concretizou-se no dia 14 de Setembro, em Gondomar.

No evento, intitulado J-Cap’19 “Encontro Nacional dos Jovens Capuchinhos”, estiveram presentes jovens do Amial (Porto), do Grupo Chama (Gondomar), da JUFRA Barcelos, do Grupo ADONAI (Barcelos) e do Movimento Jobifran, e ainda vários frades Capuchinhos.

Neste evento, assinalou-se o 50º aniversário da Província Portuguesa dos Capuchinhos, os 400 anos da morte de São Lourenço de Brindes e a publicação da Exortação Apostólica “Christus Vivit” (Cristo Vive), do Papa Francisco, dedicada aos jovens.

Em conjunto com tantos outros jovens, passamos um dia especial, com diversas atividades, onde pudemos conhecer-nos e partilhar com os que nos rodearam a nossa fé em Cristo, a exemplo de Francisco de Assis.

O evento terminou com a celebração da Eucaristia, presidida pelo Ministro Provincial, frei Fernando Alberto, que nos acompanhou durante todo dia. Na Eucaristia, fomos lembrados que quem experimenta o perdão, a misericórdia e o amor de Deus, tem que partilhá-lo e é desafiado a partir em missão.

Em jeito de avaliação, também no fim da Eucaristia foi claro o entusiasmo de todos os participantes e o desejo de voltar a repetir este evento, já no próximo ano. Por isso, claramente, não dissemos “adeus” uns aos outros, mas antes um “até já”!


Agenda

Mais lidos

  • Semana

  • Mês

  • Todos