De 17 a 24 de agosto, em Fragoso, Braga, os dias foram marcados pela presença revigorante do movimento de Jovens Bíblico-Franciscanos - JOBIFRAN. O Acampamento JOBIFRAN encerra o ano de atividades do movimento, este ano marcado pela Missão “Descalça-te e vai”.

Durante oito dias, vários jovens de diferentes zonas do país decidiram descalçar-se do conforto do seu lar e participar no acampamento com o tema "Senhor, que queres que faça?". Os jovens presentes foram desafiados a serem missão à volta do mundo: Jakarta, Okigwe, Vanuato e Equador e Moldávia foram os locais destinados para que cada Fraternidade atuasse segundo o seu Santo/a Padroeiro/a. Sendo estes Madre Teresa de Calcutá, Santo Padre Pio, Santa Maria Faustina Kowalska, Santa Teresinha do Menino Jesus e São João Paulo II, respetivamente. Nesta aventura foram convidados a refletir sobre a realidade missionária, através da contextualização do local onde a sua fraternidade iria estar alojada, trabalhando com a população e paróquia local, refletindo sobre o sentido da vocação e a exortação apostólica “Cristo Vive”, Ecologia Científica e Ecologia Espiritual e ainda sobre Maria, nossa Mãe. Nesta caminhada estiveram sempre ao nosso lado São Francisco e Santa Clara de Assis, que nos inspiram a tentarmos viver na nossa vida o Evangelho da mesma forma que eles o fizeram. Desta forma, renovaram o seu voto de serem jovens na fé, descobriram e aprenderam o que é a missão através de vários testemunhos missionários. Um deles bem próximo de nós, Frei José Luís Caetano, o nosso próprio assistente espiritual.

No acampamento, os jovens também tiveram a oportunidade de enriquecerem os seus conhecimentos e formação com a ajuda do Frei Sérgio, pertencente aos Frades Menores Observantes. Um dos oito dias de acampamento foi marcado pela especial presença de três Irmãs, a Irmã Maria dos Anjos, das Franciscanas Missionárias de Maria e duas Irmãs Clarissas do Convento de São José de Vila das Aves que transmitiram os valores de Maria e Santa Clara e a importância do Terço.

O fim da nossa viagem acabou com um dia em festa para o JOBIFRAN, o Dia da Família, onde os pais, amigos e antigos elementos também se juntaram aos campistas, em Fragoso, para um almoço partilhado e para a Missa do dia que foi celebrada e marcada pela presença especial do Frei Fernando Cabecinhas, fechando da melhor maneira toda esta semana onde se "respirava amor".

No fim, apesar de descalços descobrimos que a nossa missão só foi possível porque Deus nos calçou dando-nos a capacidade de ir. A nossa missão “Descalça-te e vai” foi concretizada e transformou-se em “Deus Calça-te e Vai”. Fomos e somos convidados, todos os dias, na nossa chegada de missão a continuarmos a sê-lo e a espalhar a palavra e o amor de Deus pelo mundo.


Agenda

Últimas notícias

Mais lidos

  • Semana

  • Mês

  • Todos