"Somos ovelhas do seu rebanho"

 

LEITURAS:

1ª: At 13,14.43-52. Salmo 100/99,2.4.5.6.11.12.13b. R/ Nós somos o povo de Deus, somos as ovelhas do seu rebanho. 2ª: Ap 7,9.14b-17. Evº: Jo 10, 27-30. IV Semana do Saltério.

 

UMA IDEIA

A simbologia do pastor e do rebanho nem sempre aparece com uma conotação feliz e agradável. Todavia, a imagem bíblica e pastoral do Bom Pastor pretende exprimir a bondade e a misericórdia de Deus pelos seus filhos e filhas, o zelo que tem por cada uma das ovelhas do seu rebanho. Neste contexto, esta imagem é aplicada também ao próprio Salvador, Jesus Cristo: ao mesmo tempo, é «Cordeiro» e «pastor» que conduz «às fontes da água vida» (2ª). Ele é o pastor que conhece as «ovelhas» (evangelho). Ele é o Pastor que aclamamos: «Nós somos o povo de Deus, somos as ovelhas do seu rebanho» (salmo). É o Pastor que anunciamos, tal como o fizeram os primeiros cristãos, entre os quais Paulo e Barnabé, para, «cheios de alegria» (1ª), fazerem chegar a salvação a todas as partes da terra.

 

UM SENTIMENTO

Nós, cristãos, somos exortados a uma dinâmica «em saída» que nos torne capazes de contrair o «cheiro das ovelhas» (EG 24). Todos discípulos missionários! Essa é a nossa vocação. Essa é a nossa missão. «Isto é um vigoroso apelo para todos nós. Também tu precisas de conceber a totalidade da tua vida como uma missão. Tenta fazê-lo, escutando a Deus na oração e identificando os sinais que Ele te dá. Pede sempre, ao Espírito Santo, o que espera Jesus de ti em cada momento da tua vida e em cada opção que tenhas de tomar, para discernir o lugar que isso ocupa na tua missão. E permite-Lhe plasmar em ti aquele mistério pessoal que possa refletir Jesus Cristo no mundo de hoje» (GE 23).

Agenda

Últimas notícias

Mais lidos

  • Semana

  • Mês

  • Todos