“Preparai o caminho do Senhor”

 

LEITURAS:

1ª: Br 5,1-9. Salmo 126/125,1-2ab.2cd-3.4-5.6. R/ Grandes maravilhas fez por nós o Senhor: por isso exultamos de alegria. 2ª: Fl 1,4-6.8-11. Evº: Lc 3,1-6. II Semana do Saltério

 

UMA IDEIA

A segunda etapa deste caminho em direção ao Natal retoma e explicita os temas do domingo anterior. A espera não pode ser passiva: tem de mexer connosco, já! «Levanta-te, Jerusalém» (1ª). Deus está em ação e convida-nos a fazer o mesmo. Neste ponto da caminhada, João Batista surge a interpelar-nos: «Preparai o caminho do Senhor» (evangelho). O Advento é também um tempo para nos alegrarmos perante as maravilhas de Deus: «Sim, grandes coisas fez por nós o Senhor, estamos exultantes de alegria» (salmo). Entretanto, caminhamos com perseverança e com a «plena confiança de que Aquele que começou em vós [nós] tão boa obra há de levá-la a bom termo até ao dia de Cristo Jesus» (2ª). Preparemos o nosso coração e toda a nossa vida! A salvação está próxima!

 

UM SENTIMENTO

João Batista, para anunciar a novidade, serve-se do profeta Isaías: «Preparai o caminho do Senhor» (1ª). Ele tem uma nobre missão: preparar a vinda do Salvador. Há muitos caminhos pelos quais posso seguir. Qual me conduz à salvação? Para nós, cristãos, não pode haver dúvida de que o único caminho a seguir é a Pessoa de Jesus Cristo e a sua maneira de viver. Contudo, não encontraremos o caminho da salvação, se nos limitarmos à mera repetição do que outros já fizeram. Só a partir da experiência pessoal, cada um de nós poderá descobrir o seu caminho. Talvez seja este um mal da nossa fé: fixar-se muito em repetições e/ou em meras teorias. Deus vem sempre como experiência pessoal de novidade! Acolhamo-lo assim.

Agenda

Últimas notícias

Mais lidos

  • Semana

  • Mês

  • Todos