“Levanta-te e come”

 

LEITURAS:

1ª: 1 Rs 19,4-8. Salmo 34/33,2-3.4-5.6-7.8-9 R/ Saboreai e vede como o Senhor é bom. 2ª: Ef 4,30 –5,2. Evº: Jo 6, 41-51. III Semana do Saltério

 

UMA IDEIA

A palavra de Deus continua a reflexão dos dois domingos precedentes, à volta do alimento e da renovação espiritual. Por isso, reforça o apelo a viver segundo o Espírito, convida a sermos «imitadores de Deus, como filhos muito amados», a caminhar «na caridade, a exemplo de Cristo» (2ª). Também volta a insistir no sentido autêntico do alimento oferecido por Deus. O profeta Elias, «fortalecido com aquele alimento» (1ª), pôde prosseguir o seu caminho. E Jesus revela-se, de novo, como «pão da vida», «pão vivo que desceu do Céu». Ele anuncia o dom da sua «carne» para nos dar a vida eterna. Sim, Jesus Cristo oferece a sua vida na Cruz «pela vida do mundo», para nossa salvação. «Quem acredita tem a vida eterna» (evangelho). Alegremo-nos, «exaltemos juntos o seu nome» (salmo)!

 

UM SENTIMENTO

«Levanta-te e come» (1ª). Nós, cristãos, somos isto: pessoas que repetidamente nos levantamos e comemos, saboreamos, caminhamos, acreditamos e vivemos. Se o fizermos apenas com as próprias forças, teremos pouca resistência (vida limitada). Temos «um longo caminho a percorrer» (1ª). Mas, se o fizermos contando com a força de Deus oferecida por Jesus Cristo, o Pão da Vida, então caminharemos em direção à vida eterna. Como é que Deus alimenta a minha vida? A Eucaristia celebrada em dias de verão é uma oportunidade magnífica e salutar para fazermos o exercício de saborear calmamente este dom da presença de Deus na nossa vida!

 

UMA IMAGEM

A força de Deus oferecida por Jesus Cristo – o “Pão da Vida”.

Agenda

Mais lidos

  • Semana

  • Mês

  • Todos