“Vai chamar-se João”

 

LEITURAS:

1ª: Is 49,1-6. Salmo 139/138,1-3.13-15. R/ Tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, irás à frente do Senhor a preparar os seus caminhos. 2ª: At 13,22-26. Evº: Lc 1,57-66.80. IV Sem. Saltério

 

UMA IDEIA

A Solenidade do nascimento de São João Batista, a 24 de junho, tem precedência sobre o Décimo Segundo Domingo. Do Precursor, juntamente com Jesus e Maria, celebra-se a data do nascimento (a 29 de agosto celebra-se o seu martírio). Hoje, centramo-nos no nome dado ao menino: «vai chamar-se João» (evangelho), escolhido «desde o ventre materno» (1ª) para ser o último e o maior dos grandes profetas. A sua missão é preparar a vinda do Messias, convidar a «um batismo de penitência a todo o povo de Israel» (2ª). O seu chamamento também indica a graça divina que o acompanha. Esta graça também se aplica a cada um de nós. «Eu vos dou graças» (salmo), Senhor.

 

UM SENTIMENTO

João Batista ajuda-nos a entender a missão profética que também nos é confiada por Deus: ungidos pelo Espírito Santo para anunciar a alegria do Evangelho a toda a gente, em todas as circunstâncias. Com palavras e obras, precisamos de comunicar a nossa fé, dar a conhecer a todos o Cordeiro de Deus que, hoje, continua a tirar o pecado do mundo e a purificar a nossa vida. A mais bela tarefa do cristão é assumir-se como «precursor», isto é, criar as condições para que o outro possa fazer a experiência de um encontro pessoal com Jesus Cristo. O cristão cumpre a sua missão quando, sem procurar protagonismo, aponta para Jesus Cristo. Sou um sinal vivo e profético da misericórdia de Deus?

 

UMA IMAGEM

São João Batista.

Agenda

Mais lidos

  • Semana

  • Mês

  • Todos