Os capuchinhos estão na baixa da banheira desde 1976.

Os capuchinhos estão na baixa da banheira desde 1976. Por várias vezes, nos Capítulos Provinciais, os Irmãos tinham manifestado a vontade e oportunidade de se formar uma fraternidade de novo estilo, num meio de gente pobre e em zona mais carenciada de clero. Finamente, esse desejo foi concretizado na diocese de Setúbal, a 10 de outubro de 1976, quando o senhor Bispo D. Manuel da Silva Martins deu posse a um Capuchinho como novo pároco da Baixa da Banheira, na Moita, a sul do Tejo.

O pároco era simultaneamente Superior da Fraternidade, constituída apenas por três Irmãos. Começaram a residir numa pequena casa alugada pela paróquia, até que, em 1981, a mesma paróquia adquiriu uma residência paroquial para onde a Fraternidade se mudou no ano seguinte, e onde ainda reside.

A licença para a fundação canónica da Fraternidade, a teor do Direito Canónico, foi dada pelo senhor Bispo de Setúbal em 26 de junho de 1984; e o decreto da constituição canónica da Casa, segundo as Constituições dos Capuchinhos, a 8 de setembro do mesmo ano.

 

Paróquia de S. José Operário da Baixa da Banheira

A Igreja está consagrada a Nossa Senhora de Fátima: Foi construída pelo Padre José Feliciano José Rodrigues Pereira e o primeiro pároco; Foi inaugurada em 12 de Junho de 1960 pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Gonçalves Cerejeira.


Patrono: S. José Operário.
Fundada em 1 de Junho de 1967

Fraternidade dos Capuchinhos da Baixa da Banheira: No boletim ‘Informação’ da Província Portuguesa dos Padres Capuchinhos de 1976 informa: ‘Procurando ir ao encontro duma das opções mais insistentes dos dois últimos capítulos provinciais, o definitório resolveu aceitar o pedido do Senhor Bispo de Setúbal para estabelecimento duma pequena Fraternidade na Baixa da Banheira, junto do Barreiro. Para essa fraternidade foram indicados os seguintes irmãos: Padre Manuel Rito Dias, Superior e Pároco, P. Daniel da Silva ferreira, Definidor e Vigário Provincial e Fr. Rui Manuel Chamusco’.
Ministro Provincial: frei Vitor Arantes
No dia 10 de Outubro, de 1976, o senhor bispo de Setúbal D. Manuel da Silva Martins, na Eucaristia dominical das 11h00 apresentou a fraternidade ao povo.
A fraternidade dos capuchinhos atual: frei João José C Guedes da Silva, guardião e pároco e frei Pedro Martins Ferreira.
A Igreja paroquial reúne condições suficientes para o culto, dispondo ainda de várias salas e uma espaçosa cripta para as atividades pastorais. Além da Igreja paroquial, existe ainda uma capela provisória, de madeira, no Vale da Amoreira onde se realizam algumas atividades paroquiais. 

 

Organigrama da Paróquia

Equipa Sacerdotal: frei João José C Guedes da Silva, pároco e frei Pedro Martins ferreira

Conselho Pastoral, Conselho Paroquial para assuntos económicos, Secretariado permanente.

Secretariado de Liturgia: Acólitos, Leitores, Ministros Extraordinários da Comunhão, Coros paroquiais, Zeladores, Comissões de festas

Secretariado de Evangelização e Catequese: Catequese de Adultos, Adolescência e Infância, Escola Bíblica, Grupo de Ação Missionária

Secretariado de Pastoral Juvenil: JUVA, Grupo de Jovens, Grupo Nacional de Escutas

Secretariado de Vida Cristã e Espiritualidade: família: ENS, Fraternidade Franciscana Secular, éffta, Agua Viva, Grupo Bíblico, Grupos de reflexão.

Secretariado da Pastoral Caritativa: Nova Esperança, Património, Alcoólicos Anónimos

 

Contatos:

Rua Jaime Cortesão, 14 r/c
2835-129 BAIXA DA BANHEIRA
Telf.: 212042413 * Fax: 212022865


Agenda