No passado dia 2 de Fevereiro, a Igreja celebrou a festa da Apresentação do Menino Jesus no Templo e o dia do Consagrado. Aproveitando essa data tão bela, dois jovens timorenses fizeram os seus votos perpétuos na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Foram eles, o frei Hermenegildo Sarmento e o frei Roberto Lafo.

Naturais de Soibada e Oe-Cussi, respetivamente, estes dois frades começaram a sua caminhada vocacional em Laleia, em 2006. Seguiu-se a etapa do postulantado em Tibar, em 2008. Em 2010 regressaram a Laleia para iniciar o ano do noviciado. Passado o ano da prova e aceites à profissão religiosa, emitiram os primeiros votos em 2011, sob as mãos do Delegado Provincial para a missão em Timor-Leste, Frei Fernando Alberto.

Feita a profissão simples foram enviados para a Província de Pontianak, na Indonésia, a fim de prosseguirem a sua formação religiosa e académica. Em 2015 regressaram a Timor-Leste para fazerem o ano pastoral-fraterno e continuarem os estudos académicos.

A celebração deste dia 2 teve lugar na Capela de Tibar e contou com a presença de todos os Capuchinhos residentes em Timor-Leste, bem como os noviços e postulantes. Em comunhão com a família capuchinha também marcaram presença alguns Frades Menores Observantes e Conventuais, entre outras congregações de Tibar ou arredores. Presidida pelo Delegado Provincial para a missão em Timor-Leste, frei Miguel Grilo, a Eucaristia teve inicio às 9h. Na homilia, o frei Miguel reforçou a importância deste dia como o recordar da nossa consagração a Deus como seus filhos e especialmente os freis Hermenegildo e Roberto que neste dia se consagraram totalmente a Deus, à Igreja e à Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Falando diretamente para estes dois frades o frei Miguel pediu que eles se levantassem e contemplassem toda a assembleia presente na capela a fim de que nunca se esqueçam, ao longo da sua vida, que todos estes cristãos presentes na Eucaristia acreditam neles e acreditam na sua escolha de se consagrarem a Deus e que nos momentos mais difíceis das suas vidas se lembrem deste dia e assim possam “levantar a cabeça e recobrar as suas forças”. No final pediu a todos os presentes na Eucaristia que rezem para que o frei Hermenegildo e o frei Roberto se mantenham fieis à sua vocação na certeza de que os dois também rezarão por todos eles.

No final da eucaristia houve um almoço de confraternização servido com muita alegria.

Estes são alguns dos primeiros frutos da nossa missão de implantação da Ordem em Timor-Leste, que atualmente já conta já com 4 frades com votos perpétuos. Continuemos a rezar para que Deus faça frutificar o nosso trabalho missionário e cada vez mais jovens, não só de Timor-Leste mas de todo o mundo, sigam o exemplo destes dois frades e deem o seu SIM a Deus e à Vida Consagrada.

Agenda

Mais lidos