Ao início da noite deste dia 7 de outubro, no Centro Pastoral de Santo António, em Barcelos, teve lugar o primeiro encontro da Escola Bíblica neste ano pastoral de 2019/2020. Estiveram presentes cerca de 50 pessoas da região de Barcelos e Esposende.

O frei Herculano Alves deu uma magistral aula sobre o tema “Antigo e Novo Testamento: que relação?” Começou por dizer que há uma única Bíblia que engloba o Antigo e o Novo Testamento embora para muitos o Antigo Testamento seja um problema e que existe, ainda hoje, uma certa repugnância em relação a ele. Mas quem o conhece gosta dele. Há uma unidade entre os dois testamentos. Uma só bíblia com cores diferentes. Os segredos do AT já estão presentes no NT, mas ainda não estão revelados. É o NT que revela o AT. Todos os grandes temas teológicos do AT são apropriados pelo NT. Existe a lei da continuidade e descontinuidade e deu como exemplo: “Ouvistes o que foi dito aos antigos… eu porem digo-vos…” A revelação vai do menos ao mais, do AT ao NT, mas a leitura da Bíblia é circular. Não se pode entender um Testamento sem o outro…

Todas as primeiras segundas-feiras de cada mês, haverá a escola Bíblica, em Barcelos, organizada pelo Secretariado Bíblico do Norte, orientado pelo frei Luís Gonçalves e pela irmã Gracinda.