Todos os anos, na última semana de agosto, os Franciscanos Capuchinhos promovem uma Semana Bíblica Nacional, aberta a todo o Povo de Deus. Este ano, quando andávamos ainda à procura do tema, eis que, os nossos bispos, reunidos em Fátima, anunciam que a Igreja Portuguesa ia ter um ano missionário para preparar o mês missionário extraordinário, pedido pelo Papa Francisco para outubro de 2019. Diante deste anúncio não tivemos dúvidas em escolher para a 42º Semana Bíblica Nacional o tema: «a BÍBLIA, fonte e alegria da Missão».

A Semana, que decorreu de 25 a 29 de agosto, começou, pela primeira vez, pelas 18h30, do dia 25, com umas palavras de saudação franciscana do frei Fernando Alberto, ministro Provincial dos Franciscanos Capuchinhos, seguindo-se a apresentação da semana pelo frei Manuel Arantes, secretário da semana que chamou atenção dos participantes para a Nota Pastoral dos nossos bispos Todos, Tudo e sempre em missão e da necessidade de conhecer e cumprir, as suas propostas para o ano 2018 a 2019 e não deixar que nos roubem o espírito e o fervor missionários de que deu exemplo em muitos séculos de história, a Igreja Portuguesa.

Os Franciscanos Missionários Capuchinhos Portugueses não podiam passar ao lado e ignorar este convite dos nossos bispos, E o melhor que podíamos oferecer era esta semana bíblica de reflexão e de estudo da Palavra de Deus. De facto, não há missão sem a Palavra de Deus e a Bíblia é a verdadeira fonte da missão.

Durante a semana, para além dos temas que foram todos relacionados com a Missão e a Bíblia houve duas mesas redondas: Uma composta por missionários/as que contaram as suas experiências missionárias com a Palavra de Deus. E outra mesa formada por jovens que partilharam como foi a sua experiência missionária de voluntário/a com a Bíblia na mão e o Deus da Bíblia no coração. Foram muito interessantes estas partilhas de experiência missionária. No último dia, a Irmã Helena Oliveira, das irmãs do Amor de Deus, diretora do Colégio de Nossa Senhora de Lourdes no Porto, encantou-nos com uma “entrevista” a Nossa Senhora, Estrela da Evangelização.

A Semana decorreu, como o ano passado, no Centro Bíblico dos Capuchinhos, no novo salão da casa que continua a ser uma mais-valia para estes encontros.
A Eucaristia foi também celebrada, como no ano passado, na capela das Irmãs Carmelitas, às 11h30, com o agrado de todos.

Os participantes, este ano, não passavam dos 160, menos que nos outros anos. Todos os anos sentimos que os participantes estão a diminuir. Será que os nossos cristãos já estão a perder o amor à Palavra de Deus?

Agora só desejamos que estas reflexões cheguem a muitos grupos e comunidades cristãs, ajudando a Igreja Portuguesa a ser mais missionária.

Agenda

Mais lidos

  • Semana

  • Mês

  • Todos