Desde 1980, o Movimento Nacional de Dinamização Bíblica vem organizando uma festa à Palavra de Deus, em Fátima, depois de uma caminhada de reflexão e celebrações, em grupos bíblicos e comunidades cristãs, sobre o tema do ano bíblico, lançado na Semana Bíblica Nacional.

O tema deste ano era: “Jovens, Bíblia e Fé”. Este tema foi escolhido, tendo em conta que o Papa Francisco anunciara um Sínodo sobre “os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

A Igreja portuguesa não podia ficar alheia a este acontecimento. Também o Movimento Nacional de Dinamização Bíblica e os Franciscanos Capuchinhos não podiam passar ao lado deste acontecimento. Por isso organizaram uma semana bíblica sobre o tema que foi estudado e refletido durante o ano nos grupos e nas comunidades cristãs e concluído com uma grande festa à Palavra de Deus, no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, no dia 30 de junho.

Esta festa começou com apresentação solene da Bíblia, preparada e realizada pelo grupo de jovens, JOBIFRAN, dando ao dia um ar jovial, de festa e de beleza.

Depois da chamada dos grupos presentes, ouviram-se umas palavras franciscanas e amigas, do Ministro Provincial dos Franciscanos Capuchinhos, Frei Fernando Alberto, dando as boas vindas a todos, e informando as pessoas presentes sobre o estilo de vida dos Franciscanos Capuchinhos, a sua opção pelo apostolado bíblico e as suas diversas atividades, aqui em Portugal, como em Timor Leste e em Angola.

Em seguida, foram desfilando as ações previstas no programa, a saber: um pp com as atividades bíblicas de 2018/2019, preparado pelo Secretariado Nacional de Dinamização Bíblica; a encenação do grupo de Lijó, Barcelos; jovem como Maria, do grupo de Famalicão de Nazaré; Evangelizar é a nossa missão do grupo da Portela, Tentúgal; com os jovens levemos o Evangelho, do secretariado bíblico de Guimarães; um pp sobre Cristo Jovem do secretariado de Lisboa; as boas ações do grupo Jobifran; Memória e Raiz do grupo bíblico da Baixa da Banheira; concluindo com o PowerPoint “Jovens Bíblia e Fé” do frei Manuel Rito Dias.

A Festa terminou com uma Eucaristia solene, na Basílica da Santíssima Trindade, presidida pelo D. Joaquim Ferreira Lopes, bispo emérito de Viana, Angola; concelebrada por vários sacerdotes; animada pelo frei Acílio Dias Mendes; cantada pelo grupo coral Kyrios, da igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens de Gondomar.

Agenda

Mais lidos