Com uma média de 140 pessoas por dia, realizou-se de 21 a 25 de Janeiro de 2019, no salão das irmãs Franciscanas Missionárias de Maria em Arcozelo, a 28ª Semana Bíblica de Barcelos, com o lema da Semana Bíblica Nacional: “Jovens Bíblia e Fé”.

A animá-la nos primeiros dias esteve o frei Acílio Mendes que depois teve de deixar esse serviço por falecimento de um seu familiar.

Para tratar o tema de Jesus de Nazaré esteve o Doutor João Duque da Faculdade de Teologia da Universidade Católica. Deu-nos um retrato do jovem em construção que busca em Jesus o adulto que quer ser.

O frei Herculano Alves, Doutor em Sagrada Escritura, expôs o conceito de Jovem na Bíblia para falar da sabedoria que não é exclusiva dos anciãos mas também se manifesta nos jovens que se deixam guiar pelo espírito de Deus.

Para nos falar das suas experiências de fé estiveram quatro jovens da Comunidade Cristã de Santo António, numa mesa redonda moderada pelo frei Hermano Filipe da fraternidade dos Capuchinhos de Barcelos. Cada um falou dos suas dificuldades e desafios iluminando-os com um texto e um cântico bíblico.

Maria Nazaré Dantas, professora de Religião e Moral, apresentou “Maria, Modelo de Jovem e Mulher” falando também das suas experiências com os jovens nas escolas em que deu e dá aulas.

A irmã Isabel Balbino, das Franciscanas Missionárias de Maria, dissertou sobre as escolhas dos jovens do ponto de vista psicológico dizendo que todas as escolhas têm consequências para si e para fora de si. Embora não haja escolhas perfeitas o ato de escolher é por excelência humano e divino.

Terminou esta semana com uma celebração cantada e encenada pelo grupo Bíblico de Lijó.

Estão de parabéns o frei Luís Gonçalves e o Secretariado Bíblico de Barcelos que promoveram esta Semana de Formação Bíblica.