De 10 a 16 de Dezembro, os frades capuchinhos (Fr. José Luís, Fr. Manuel Arantes e Fr. Fernando Alberto) que constituem a Equipa da Missão Evangelizadora Itinerante estiveram em Monforte, Diocese de Évora, para um programa de presença franciscana, pastoral e evangelizadora.

A celebração da Eucaristia no fim da tarde de segunda-feira, dia 10, foi como que a “abertura” do programa variado que se tentou oferecer aos fiéis das paróquias deste concelho do Alto Alentejo (Vaiamonte, Assumar, Santo Aleixo e Monforte), confiadas aos cuidados pastorais do Padre Joanes e seminarista Alexandre, do Instituto Missio Christi. Todas estas paróquias tiveram, numa das tardes, a presença dos missionários para um programa de celebração da Eucaristia, quase sempre no Lar e com a presença maioritária dos idosos, quase sempre com a administração do sacramento da Unção dos Enfermos. Este tempo de presença em cada uma das paróquias pretendeu ser também uma oportunidade para o testemunho missionário, o atendimento dos fiéis no sacramento da reconciliação e a visita às casas, sobretudo de doentes e idosos cuja condição já não lhes permite deslocar-se à igreja. Para além destas atividades pastorais, os Irmãos da MEI estiveram também no Centro de Recuperação de Menores, em Assumar, cuidado pelas Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, onde orientaram tempos de reflexão para os colaboradores e utentes e presidiram à celebração da Eucaristia assinalando a festa de Natal da Institutição.

O contacto dos missionários com a camada jovem aconteceu sobretudo na Escola E.B.2/3 de Monforte e na Escola Primária de cada uma das paróquias referidas. Para além da sadia curiosidade que a passagem de missionários na escola pode suscitar nos alunos em geral, esta presença tornou-se testemunho missionário e provocação vocacional para os alunos das aulas de Religião e Moral, confiadas ao professor Nuno Miranda.

Não podia faltar também a proposta bíblica. Para além da oração litúrgica e bíblica das Laudes no início do dia, realizou-se em Monforte, de segunda a sexta-feira, um curso bíblico base, orientado pelo Fr. José Luís, com a participação de cerca de 30 pessoas, maioritariamente mulheres. Também em Santo Aleixo, na tarde de Sábado, o Fr. Manuel Arantes orientou um breve tempo de reflexão sobre a Bíblia. Toda esta formação bíblica preparou o “Domingo da Bíblia”, nas celebrações dominicais em Santo Aleixo e em Monforte, onde se promoveu a procissão com a Bíblia e se fez a sensibilização dos fiéis para a importância que ela merece ter na vida de cada dia.

Em Ano Missionário e Laurenciano, esta presença constituiu um forte apelo à missão, significativo também na riqueza pluriforme dos carismas: as Irmãs de São José de Cluny presentes em Monforte, as Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus presentes em Assumar, o Instituto Missio Christi ao qual está confiada a animação pastoral destas paróquias, e os Irmãos Capuchinhos que ali estiveram em Missão Evangelizadora Itinerante.

Agenda

Mais lidos

  • Semana

  • Mês

  • Todos