Todos os anos, na última semana de agosto, os Franciscanos Capuchinhos promovem uma Semana Bíblica Nacional, aberta a todo o Povo de Deus. Este ano, tendo em conta que, em outubro, se realizará o Sínodo sobre “os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, a Comissão Organizadora escolheu para tema da 41ª Semana Bíblica Nacional: JOVENS, BÍBLIA E FÉ.

A Semana começou, pelas 21 horas do dia 26 com a apresentação da semana, por frei Manuel Arantes, secretário da semana, seguida da saudação franciscana por frei António Martins, Vigário Provincial dos Franciscanos Capuchinhos e do powerpoint, da autoria do frei Manuel Rito Dias.

Esta Semana Bíblica teve vários níveis de reflexão: temas bíblicos relacionados com a fé dos jovens; duas mesas redondas: uma com 4 diretores de colégios que vieram falar das dificuldades encontradas nos seus colégios na transmissão da fé aos seus jovens; outra mesa formada pelos três jovens portugueses que estiveram, em março, com o Papa Francisco, em Roma, para o ajudar na preparação do Sínodo; e a experiência de Taizé que o irmão David, membro português dessa Comunidade ecuménica nos trouxe, falando-nos da sua vida e convidando toda a assembleia a rezar com ele e um pequeno grupo de Santarém que trouxe consigo.

A Semana decorreu, como o ano passado, no Centro Bíblico dos Capuchinhos, no novo salão da casa que continua a ser uma mais-valia para estes encontros.

A Eucaristia foi também celebrada, como no ano passado, na capela das Irmãs Carmelitas, às 11,30, com o agrado de todos.

Os participantes, este ano, não passavam dos 180, bastante menos que nos outros anos. Seria pelo tema que não é sugestivo?!

Agora só desejamos que estas reflexões cheguem a muitos grupos e comunidade cristãs, ajudando a Igreja Portuguesa a saber escutar, compreender e atrair a nossa juventude.

Agenda

Mais lidos

  • Semana

  • Mês

  • Todos