Todos os anos, na última semana de agosto, os Franciscanos Capuchinhos promovem uma Semana Bíblica Nacional, aberta a todo o Povo de Deus. Este ano, tendo em conta que a Igreja Portuguesa celebra o Centenário das Aparições de Fátima, a comissão organizadora escolheu para tema da 40ª Semana Bíblica Nacional: DAS APARIÇÕES À REVELAÇÃO.

A Semana começou, pelas 21 horas do dia 27 com a apresentação da semana, pelo secretário, frei Manuel Arantes, seguida da saudação franciscana do frei Fernando Alberto Cabecinhas, Ministro Provincial dos Capuchinhos e um powerpoint sobre as 40 semanas bíblicas, do frei Manuel Rito Dias, concluindo-se com uma pequena oração final.

A semana teve três níveis de reflexão.

1. Nível teológico, estudou o tema a partir do Deus da Revelação, com frei Herculano: visões, aparições e revelações na Bíblia; o doutor Alexandre Duarte: “aprouve a Deus revelar-se” (DV2); D. José Ornelas, bispo de Setúbal: visões nas vocações da Bíblia; o doutor José Carlos Carvalho: sonhos, anjos e demónios nas aparições bíblicas; Pe. José António Morais Palos: profetas e videntes no AT.; D. António Couto, bispo de Lamego: Cristo, vidente do Pai.

2. Nível antropológico, estudou o mesmo tema das aparições, mas a partir do homem ou do vidente: doutor João Duque, natureza humana, religião e fé; e drªMargarida Cordo, a psicologia dos videntes.

3. Nível histórico, estudou o tema a partir da história: D. Francisco Senra Coelho, bispo auxiliar de Braga: as parições na História da Igreja; Mons. Luciano Guerra: as Aparições de Fátima e a sua mensagem.

Este ano, pela primeira vez a semana decorreu no Centro Bíblico dos Capuchinhos, no novo salão da casa e que as pessoas apreciaram.

Também pela primeira vez tivemos que adaptar o horário. A Eucaristia foi celebrada todos os dias na igreja das Irmãs Carmelitas, às 11,30, com o agrado de todos.

Participaram nesta semana cerca de 220 pessoas.

Alguns destes temas serão também tratados nas semanas bíblicas regionais, como nos outros anos.

Desejamos que estas reflexões cheque a muitos grupos e comunidade cristãs e dê muitos frutos, esclarecendo a fé das pessoas sobre as aparições.

Agenda

Últimas notícias

Mais lidos

  • Semana

  • Mês

  • Todos