No dia 9 de setembro de 2018, numa celebração que decorreu na Igreja de Santo António, em Barcelos, quatro jovens deram o seu SIM generoso ao Senhor, professando a Regra e a Vida dos Frades Menores Capuchinhos. São eles:

  • Frei Luís Jerónimo Dias de Moreira de Sá e Monteiro: nasceu em Paranhos, Porto, aos 12 de agosto de 1985
  • Frei Herman da Silva Xavier: nasceu em Maubisse (Timor-Leste), aos 22 de outubro de 1995. Vive em Portugal desde 2016.
  • Frei Ricardo Soares Lemos: nasceu em Tíbar (Timor-Leste), aos 9 de março de 1993. Vive em Portugal desde 2017.
  • Frei William dos Anjos Pereira Widiastara: nasceu em Comoro, Díli (Timor-Leste), aos 15 de setembro de 1996. Vive em Portugal desde 2015.

A Eucaristia foi presidida pelo frei António Martins, vigário provincial, por o nosso ministro provincial se encontrar em Roma. Vários irmãos concelebraram. Ainda assim alguns irmãos sacerdotes preferiram participar na celebração revestidos apenas do hábito religioso para vincar a identidade Capuchinha que nos une. Participaram também todos os formandos Capuchinhos.

O rito da profissão religiosa teve início com um interrogatório aos Noviços acerca das suas disposições para se unirem mais intimamente ao Senhor, a que se seguiu a Profissão Religiosa e a entrega do hábito e da Regra. De seguida seguiu-se um abraço que, segundo o rito, deveria estar reservado exclusivamente aos frades em sinal de alegria por receberem os neo-professos na família Capuchinha mas a ansiedade compreensivel de familiares e amigos fez ganhar em afectos o que se perdeu em símbolos.

A Eucaristia seguiu como habitualmente, com muita unção e alegria numa liturgia muito bem preparada pelos vários grupos da comunidade cristã que se juntaram para os ensaios. Para estes quatro jovens foi o culminar de apenas mais uma etapa mas estão muito gratos à comunidade cristã de Santo António que ao longo de um ano também os acompanhou nesta caminhada de fé e agora se juntou para celebrar a sua vocação. À Eucaristia seguiu-se um almoço de convívio. 

Bom caminho caríssimos freis!

Agenda

Mais lidos

  • Semana

  • Mês

  • Todos