Jdt 10

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa

Judite sai contra Holo­fer­nes1Quando acabou de in­vocar o Deus de Israel e de pro­nun­ciar todas estas palavras, 2Judite levantou-se da sua prostração, cha­mou a sua serva, desceu para a casa onde passava os dias de Sábado e das festas, 3tirou as vestes de saco que trazia, trocou igualmente as suas roupas de viúva, lavou o seu corpo com água e ungiu-se com um óleo espesso e perfumado. Seguida­mente, penteou o cabelo da sua cabeça, colo­cou uma tiara e vestiu as suas rou­pas de festa, aquelas que costu­mava usar durante a vida de seu marido, Manassés. 4Calçou sandá­lias nos pés, enfeitou-se com cola­res, pul­­seiras, anéis, brincos e outros ador­nos, para seduzir os olhos dos homens que a iriam ver. 5Deu à sua serva um odre de vinho e uma ânfora de azeite; en­cheu um saco com farinha de cevada, um bolo de frutos secos, pães e queijo. Embalou todos os reci­pientes cuida­do­samente e entregou-os à sua serva.

6Em seguida, saíram ambas em direcção à porta da cidade de Betú­lia, encontrando ali Uzias e os an­ciãos da cidade, Cabri e Carmi. 7Quan­do estes a viram, com o rosto ungido e a roupa mudada, ficaram muitís­simo admirados com a sua beleza e disse­ram-lhe: 8«Que o Deus de nossos pais te conceda a graça de levar a bom termo o teu plano para glória dos fi­lhos de Israel e para a exaltação de Jerusalém.» 9Ela ado­rou a Deus e disse-lhes: «Dai ordens para que me abram a porta da ci­dade e eu sairei para cumprir tudo aquilo que fa­las­tes comigo.» Então, eles ordenaram aos jovens que lhe abrissem a porta tal como dissera. 10Eles assim fize­ram e Judite saiu, ela e a sua serva juntamente com ela. Os homens con­tinuaram a olhar para ela até que desceu a monta­nha, atravessou o vale e deixaram de a ver.

11Elas caminharam sempre a di­reito pelo vale, até que uma senti­nela dos assírios veio ao seu encon­tro. 12Prenderam-na e interro­garam-na: «A que povo pertences, de onde vens e para onde vais?» Ela res­pon­deu: «Sou uma filha dos hebreus e es­tou a fugir deles, porque estão pres­tes a entregarem-se a vós para serem de­vorados. 13Por isso, eu venho apre­sen­tar-me diante de Holofernes, o coman­dante do vosso exército, para lhe contar toda a verdade e para lhe mostrar o caminho por onde ele pode ir e dominar toda a região das coli­nas, sem perder a vida de nenhum dos seus homens.»

14Quando os homens ouviram as suas palavras e olharam para o seu rosto –_que se apresentava diante deles maravilhosamente belo – dis­se­­ram-lhe: 15«Salvaste a tua vida, apres­sando-te a descer e a apre­sen­tar-te diante do nosso senhor; vem até à sua tenda. Alguns dos nossos conduzir-te-ão até te entregarem nas suas mãos. 16Quando chegares junto dele, não tenhas medo no teu coração, repete-lhe as palavras que nos dis­seste e ele tratar-te-á bem.» 17Escolheram de entre os solda­dos cem homens que se juntaram a ela e à sua serva e que as condu­zi­ram até à tenda de Holofernes. 18Todo o acam­pamento entrou numa gran­de agita­ção, à medida que a notícia da sua chegada ia passando de tenda em tenda. Vieram e juntaram-se à volta de Judite, enquanto ela espe­rava fora da tenda que dessem a Holo­fernes informações a seu res­peito. 19Fica­ram admirados com a sua beleza e admi­rados com os filhos de Israel por causa dela e diziam uns para os outros: «Quem poderá menosprezar um povo como este, que tem no seu meio tais mulheres? Não podemos deixar que nenhum dos seus homens sobreviva porque, se os deixássemos partir, se­riam capa­zes de ludibriar o mundo inteiro.»

20Todos os companheiros de Holo­fernes e os seus servos saíram e con­duziram-na para a tenda. 21Holo­fer­­nes estava reclinado sobre a sua cama, rodeada por um cortinado de dossel feito de púrpura, ouro, esme­raldas e pedras preciosas. 22Quando o informaram acerca de Judite, ele veio até à entrada da tenda, prece­dido de lâmpadas de prata. 23Quan­do Ju­dite chegou à presença de Holo­­fer­nes e dos seus servos, estes fica­ram mara­vilhados com a beleza do seu rosto. Ela prostrou-se com o rosto por terra diante de Holofer­nes, e os seus ser­vos ajudaram-na a levantar-se.



Capítulos

Jdt 1 Jdt 2 Jdt 3 Jdt 4 Jdt 5 Jdt 6 Jdt 7 Jdt 8 Jdt 9 Jdt 10 Jdt 11 Jdt 12 Jdt 13 Jdt 14 Jdt 15 Jdt 16