Est 2

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa

Ester eleita rainha1Passa­das estas coisas, logo que a có­lera do rei acalmou, Assuero pensou em Vás­­ti, no que esta fizera e na decisão que tomara a respeito dela. 2Então, os ser­vidores do rei disse­ram-lhe: 3«Pro­cu­rem-se para o rei don­zelas virgens, de bela figura; que o rei nomeie comis­sários, em todas as províncias do seu reino, a fim de reunirem todas as jovens virgens e de belo aspecto no harém, em Susa, a capital, sob a vigi­lância de Hegai, o eunuco do rei, guarda das mulhe­res, que provi­den­ciará às necessi­dades de toucador das mesmas. 4A jo­vem que mais agra­dar ao rei tor­nar-se-á rainha em lu­gar de Vásti.» O rei aprovou este parecer e assim mandou fazer.

5Havia em Susa, a capital, um judeu chamado Mardoqueu, filho de Jair, filho de Chimei, filho de Quis, da tribo de Benjamim, 6que tinha sido deportado de Jerusalém entre os cativos levados com Jeconias, rei de Judá, por Nabucodonosor, rei da Babilónia. 7Mardoqueu tinha cria­do Hadassa, isto é, Ester, filha do seu tio, órfã de pai e mãe. A jovem era bela de porte e de formoso aspecto; na morte de seus pais, Mardoqueu adoptara-a como filha.

8Logo que foi publicado o édito do rei, numerosas jovens foram reuni­das em Susa, a capital, sob a guarda de Hegai. Ester também foi levada ao palácio real e posta sob a vigi­lân­cia de Hegai, guarda das mulheres.

9A jo­vem agradou-lhe e caiu nas suas boas graças, e ele apressou-se a provê-la do necessário para o seu adorno e sua subsistência. Deu-lhe sete com­pa­nheiras, escolhidas na casa do rei, e fê-la habitar com elas no me­lhor apartamento do harém. 10Ester não revelara a sua raça nem a sua famí­lia, porque Mardoqueu lhe proi­bira que falasse nisso. 11Todos os dias, Mardoqueu passeava diante do pá­tio do harém, para saber como passava Ester e como a tratavam.

12Toda a jovem tinha de sujeitar-se, durante doze meses, à lei das mu­­lheres, antes de se apresentar ao rei Assuero. Nesse período, ungia-se seis meses com óleo de mirra, e ou­tros seis meses com aromas e perfumes em uso entre as mulheres. 13Depois, quando chegava a vez de cada uma se apresentar diante do rei, podia, ao passar do harém ao palácio real, levar consigo tudo o que quisesse. 14Admitida à tarde, retirava-se pela manhã e passava à segunda casa das mulheres, sob a vigilância de Chaas­gaz, eunuco do rei e guarda das con­cubinas. E não voltava mais à pre­sença do rei, a não ser que este a desejasse e a chamasse pelo nome.

15Chegou a vez de Ester ser le­vada à presença do rei. A filha de Abiaíl, tio de Mardoqueu, que a adoptara por filha, não pediu nada além do que lhe fora dado por Hegai, eunuco do rei, encarregado das mulheres. Mas ela ganhava as boas graças de todos os que a viam. 16Ester foi, pois, con­duzida à presença do rei Assue­ro, no seu palácio real, no décimo mês, que é o mês de Tébet, no sétimo ano do seu reinado.

17O rei amou-a mais que a todas as outras mulheres, e Ester con­quis­­tou as graças e favores do rei, mais do que nenhuma outra donzela. O rei colocou sobre a sua cabeça o dia­dema real e proclamou-a rainha, em lugar de Vásti. 18O rei ofereceu um grande banquete a todos os seus prín­­cipes e aos seus servos, em hon­ra de Ester, concedeu descanso às suas pro­víncias e fez-lhes mercês com libera­lidade régia.

19Quando se reuniram virgens pela segunda vez, Mardoqueu estava sen­tado à porta do rei. 20Ester não reve­lara ainda nem a sua família, nem a sua nação, como Mardoqueu lhe tinha recomendado: obedecia às ordens de Mardoqueu tão fielmente como quan­do estava sob a sua tu­tela. 21Na­quele tempo, Mardo­queu encontrava-se, pois, sentado à porta do palácio. Ora dois eunucos do rei, Bigtan e Teres, guardas da entrada, revoltaram-se e quiseram levantar a mão contra o rei. 22Mardoqueu soube-o e informou a rainha Ester, que o referiu ao rei da parte de Mardoqueu. 23Averiguado o assunto e tido como certo, os dois eunucos foram suspensos numa forca. Este caso foi escrito no livro das cró­nicas, na presença do rei.



Capítulos

Est 1 Est 2 Est 3 Est 4 Est 5 Est 6 Est 7 Est 8 Est 9 Est 10