Est 10

Da Biblia Online

Elogio de Mardoqueu1O rei Assuero impôs tributo à terra e às ilhas do mar. 2Todos os factos concernentes ao seu poderio e às suas façanhas e os pormenores da grandeza a que elevou Mardo­queu, tudo isso está escrito no livro das crónicas dos reis dos medos e dos per­sas. 3Porque o judeu Mardo­queu era o primeiro, depois do rei Assuero; era considerado grande entre os ju­deus e amado pela mul­tidão dos seus irmãos. Procurou o bem do seu povo e preocupou-se com a felicidade de toda a sua raça.


F Interpretação do sonho de Mar­­doqueu1E Mardoqueu disse: «De Deus veio tudo isto. 2Lem­bro-me de um sonho que tive a este respeito e nada foi omitido: 3foi a pequena fonte que se converteu num rio, e foi a luz e o sol e a abundância de água. O rio é Ester a quem o rei tomou por esposa e que se tornou rainha. 4Os dois dragões sou eu e Haman. 5Os povos são aqueles que se reuniram para exterminar o nome dos judeus. 6A minha nação é Israel que invocou o Senhor e que foi salva, porque o Senhor salvou o seu povo e livrou-nos de todos estes males. Deus fez grandes prodígios e maravilhas, como não fez semelhantes entre todas as nações. 7Porque Deus preparou dois destinos: um para o seu povo e outro para todas as nações. 8E esses dois destinos cumpriram-se na hora, no tempo e no dia fixado por Deus para todas as nações. 9Então, o Se­nhor lembrou-se do seu povo e fez jus­tiça à sua herança. 10Por isso, aqueles dias do mês de Adar, os dias catorze e quinze, serão celebrados em comum no povo de Israel, com gozo e alegria diante de Deus, de geração em gera­ção, para sempre.»


Nota final11No quarto ano de Ptolomeu e de Cleópatra, Dositeu, que se dizia sacerdote da tribo de Levi, e seu filho Ptolomeu trouxeram a pre­sente carta sobre a festa de Purim, assegurando ter sido tradu­zida por Lisímaco, filho de Ptolo­meu, da comu­nidade de Jerusalém.



Capítulos

Est 1 Est 2 Est 3 Est 4 Est 5 Est 6 Est 7 Est 8 Est 9 Est 10

Ferramentas pessoais