1 Cr 15

Da Biblia Online

Trasladação da Arca para Jerusalém (2 Sm 6,1-23) – 1Da­vid construiu casas para si na ci­dade de David, preparou um lugar para a Arca de Deus e levantou-lhe uma tenda. 2Disse então David: «A Arca de Deus não pode ser levada senão pelos levitas, pois foi a eles que o Senhor escolheu para a con­duzirem e para o servirem perpe­tua­mente.» 3David convocou todo o Israel em Jerusalém, para trasla­dar a Arca do Senhor para o lugar que lhe tinha preparado. 4Reuniu também os fi­lhos de Aarão e os levitas. 5Dos filhos de Queat: o chefe Uriel e seus irmãos, cento e vinte; 6dos filhos de Merari: o chefe Asaías e seus irmãos, duzen­tos e vinte; 7dos filhos de Gérson: o chefe Joel e seus irmãos, cento e trinta; 8dos filhos de Elisafan: o chefe Chemaías e seus irmãos, duzentos; 9dos filhos de Hebron: o chefe Eliel e seus ir­mãos, oitenta; 10dos filhos de Uziel: o chefe Aminadab e seus ir­mãos, cento e doze.

11David chamou Sadoc e Abiatar e os levitas Uriel, Asaías, Joel, Che­maías, Eliel e Aminadab, 12e disse-lhes: «Vós sois os chefes das fa­mí­lias levíticas; santificai-vos, jun­ta­mente com os vossos irmãos, e levai a Arca do Senhor, Deus de Israel, ao lugar que lhe preparei. 13Por não estar­des presentes da primeira vez, o Senhor nosso Deus feriu-nos, pois não a fo­mos buscar consoante man­da a Lei.»

14Os sacer­dotes e os levi­tas san­tifi­­ca­ram-se, portanto, para trans­por­tar a Arca do Senhor, Deus de Israel. 15E os filhos de Levi, como Moisés orde­nara, segundo a palavra do Se­nhor, conduziram a Arca de Deus aos om­bros, por meio de varais. 16David disse aos chefes dos levitas que esco­lhes­sem, entre os seus irmãos, can­tores com ins­tru­mentos de mú­sica – cíta­ras, harpas e címbalos – em sinal de regozijo. 17Os levitas escolheram He­man, filho de Joel, e entre os seus irmãos Asaf, filho de Baraquias, e en­tre os filhos de Merari, seus ir­mãos, Etan, filho de Cuchaías, 18e, com eles, os seus irmãos da segunda ordem, Zacarias, Aziel, Chemira­mot, Jeiel, Uno, Eliab, Benaías, Mas­saías, Ma­ta­­tias, Elifeleu, Miqueneias, Obe­de­dom e Jeiel, porteiros. 19Os can­to­res He­man, Asaf e Etan tocavam címbalos de bronze. 20Zacarias, Aziel, Che­mi­ra­mot, Jaiel, Uni, Eliab, Mas­­saías e Benaías tocavam cítaras para vozes altas. 21Matatias, Elife­leu, Mi­­­queneias, Obededom, Jeiel e Aza­zias tocavam harpas na oitava in­ferior, para con­duzir o canto. 22Cana­nias, chefe dos levitas, dirigia o canto, pois em tal era entendido. 23Bara­quias e Elcana faziam de porteiros junto da Arca. 24Os sacerdotes Che­banias, Josafat, Natanael, Amassai, Zaca­rias, Benaías e Eliézer tocavam trom­be­tas diante da Arca de Deus. Obe­de­dom e Jeías eram porteiros junto da Arca.


A Arca é levada para Jerusalém 25David, os anciãos de Israel e os che­fes de milhares foram buscar a Arca da aliança do Senhor a casa de Obe­dedom, com grande júbilo. 26E, como Deus assistia os levitas que trans­portavam a Arca da aliança do Se­nhor, foram sacrificados sete tou­ros e sete carneiros.

27David estava revestido de uma tú­nica de linho fino, assim como todos os levitas que transportavam a Arca, os cantores e Cananias, que dirigia a música entre os cantores. David estava também revestido de uma faixa votiva de linho. 28Todo o Israel, ao transportar a Arca da aliança do Senhor, soltava brados de júbilo ao som das trombetas, trompas, címba­los, cítaras e harpas.

29Quando a Arca da aliança do Senhor entrou na ci­dade de David, Mical, filha de Saul, que olhava pela janela, viu o rei que dançava e ria, e desprezou-o no seu coração.



Capítulos

1 Cr 1 1 Cr 2 1 Cr 3 1 Cr 4 1 Cr 5 1 Cr 6 1 Cr 7 1 Cr 8 1 Cr 9 1 Cr 10 1 Cr 11 1 Cr 12 1 Cr 13 1 Cr 14 1 Cr 15 1 Cr 16 1 Cr 17 1 Cr 18 1 Cr 19 1 Cr 20 1 Cr 21 1 Cr 22 1 Cr 23 1 Cr 24 1 Cr 25 1 Cr 26 1 Cr 27 1 Cr 28 1 Cr 29

Ferramentas pessoais