2 Cr 7

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa

Sacrifícios na consagração do templo (1 Rs 8,62-66; 1 Cr 21,26) 1Logo que Salomão ter­minou esta prece, o fogo desceu do céu e consu­miu o holocausto e as vítimas, e a glória do Senhor encheu o templo. 2Por isso, os sacerdotes não podiam entrar no templo do Senhor, porque a sua glória o enchia com­ple­ta­mente. 3À vista do fogo que descia e da gló­ria do Senhor que enchia o templo, todos os filhos de Israel se inclina­ram até ao chão e, prostra­dos, ado­raram e cantaram: «Louvai o Senhor porque Ele é bom, porque é eterna a sua misericórdia.»

4Então, o rei e todo o povo ofe­re­ceram sacrifícios na presença do Se­nhor. 5O rei Salomão imolou vinte e dois mil touros e cento e vinte mil ovelhas. Foi assim que o rei e todo o povo fizeram a consa­gração do tem­plo de Deus. 6Ao mesmo tempo que os sacerdotes exerciam o seu minis­tério, os levitas tocavam os instru­men­tos de música sagra­dos, manda­dos fazer por David para louvar o Senhor, «porque é eterna a sua mise­ricórdia.» En­quan­to David louvava a Deus por intermédio de­les, os sacer­dotes tocavam as trom­be­tas, e todo o Israel se mantinha de pé.

7Salomão consagrou o átrio inte­rior, que está à entrada do templo do Senhor; ali ofereceu holocaustos e a gordura dos sacrifícios de comu­nhão, porque o altar de bronze por ele construído não era suficiente para os holocaustos, para as obla­ções e a gordura das vítimas. 8A celebração desta festa, presidida por Salomão, com todo o povo de Israel, durou sete dias, reunindo-se grande multidão, vinda desde a entrada de Hamat até à torrente do Egipto. 9No oitavo dia, realizou-se a assembleia solene, pois fizeram a consagração do altar e a celebração da festa durante sete dias. 10No vigésimo terceiro dia do sé­timo mês, Salomão mandou o povo regres­­­sar às suas tendas, alegre e cheio de júbilo pelos benefícios que o Senhor outorgara a David, a Salo­mão e a Israel, seu povo .

11Salomão acabou, pois, o templo do Senhor e o palácio real. Levara a bom termo tudo o que se propusera fazer no templo do Senhor e na sua própria casa.


Resposta do Senhor à oração de Salomão (1 Rs 9,1-9) – 12Durante a noite, o Senhor apareceu a Salo­mão e disse: «Ouvi a tua oração e escolhi este lugar para ser o templo em que se oferecerão sacrifícios. 13Se Eu fechar os céus e não chover mais; se enviar gafanhotos a devorar o país ou se man­­dar a peste contra o meu povo, 14e o meu povo, sobre o qual foi in­vocado o meu nome, se humilhar e procurar a minha face para orar e renunciar à sua má conduta, hei-de escutá-lo desde o céu, perdoarei os seus peca­dos e curarei dos males o seu país. 15Doravante os meus olhos estarão abertos e os meus ouvidos estarão atentos às preces feitas nes­te lugar, 16pois escolhi e consagrei este tem­plo para que o meu nome resida nele para sempre. Nele esta­rão sempre os meus olhos e o meu coração. 17E tu, se anda­res na mi­nha presença, como fez o teu pai David, e puseres em prática tudo o que Eu prescrevi, e observares as minhas leis e os meus preceitos, 18con­solidarei o trono da tua rea­leza, como prometi a teu pai David, di­zendo-lhe: ‘Jamais faltará um des­cendente teu para go­vernar Israel.’

19Mas se vos desviardes de mim e negligenciardes os preceitos e os man­damentos que vos dei, adorando ou­tros deu­ses e prestando-lhes culto, 20então, tirar-vos-ei do país que vos dei e desprezarei este templo que consagrei ao meu nome, o qual será objecto de riso e escárnio para todas as nações.

21Este templo, que era tão glo­rioso, será, para quantos pas­sa­rem por ele, ocasião de espan­to, pois dirão: ‘Por que razão o Se­nhor tra­tou desta ma­neira este país e este templo?’ 22E ouvirão como resposta: ‘Porque aban­donaram o Senhor, o Deus de seus pais, que os fizera sair do Egipto, e se apegaram a outros deuses, pros­trando-se em adoração diante deles. Foi por isso que Ele fez cair sobre eles todas estas calami­dades.’»



Capítulos

2 Cr 1 2 Cr 2 2 Cr 3 2 Cr 4 2 Cr 5 2 Cr 6 2 Cr 7 2 Cr 8 2 Cr 9 2 Cr 10 2 Cr 11 2 Cr 12 2 Cr 13 2 Cr 14 2 Cr 15 2 Cr 16 2 Cr 17 2 Cr 18 2 Cr 19 2 Cr 20 2 Cr 21 2 Cr 22 2 Cr 23 2 Cr 24 2 Cr 25 2 Cr 26 2 Cr 27 2 Cr 28 2 Cr 29 2 Cr 30 2 Cr 31 2 Cr 32 2 Cr 33 2 Cr 34 2 Cr 35 2 Cr 36