2 Cr 26

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa

Reinado de Uzias em Ju­dá (781-740) (2 Rs 14,21-22; 15,1-7) 1Todo o povo de Judá proclamou rei a Uzias, que tinha então dezasseis anos, e colocou-o no trono, em lugar de seu pai Amacias. 2Foi ele quem reedificou Elat e fez voltar esta ci­dade ao domínio de Judá, depois de o rei adormecer com seus pais. 3Uzias tinha dezasseis anos quando come­çou a reinar e rei­­nou cinquenta e dois anos em Jerusalém. Sua mãe cha­mava-se Jeco­lias e era natural de Jeru­­­salém. 4Pra­ticou o que é recto aos olhos do Senhor, como seu pai Ama­cias. 5Aplicou-se a honrar a Deus du­­rante a vida de Zacarias, que o instruiu no temor de Deus.

En­quanto honrou o Senhor, Deus deu-lhe pros­peridade. 6Fez uma ex­pe­dição contra os filisteus, derrubou as muralhas de Gat, de Jabne e de Asdod; cons­truiu cidades no terri­tó­rio de Asdod e na terra dos filis­teus. 7Deus aju­dou­-o contra os filis­teus, contra os ára­bes que habitavam em Gur-Baal e con­tra os meonitas. 8Os meonitas pagaram tributo a Uzias, e a sua fama esten­deu-se até aos confins do Egipto, por­que se tornara muito po­deroso. 9Levantou torres fortificadas em Jerusalém, sobre a porta do Ângulo, sobre a porta do Vale e sobre a es­quina da muralha. 10Tam­bém construiu torres no de-serto, onde cavou numerosos poços, pois aí possuía nu­me­­rosos reba­nhos, tanto na pla­nície como no planalto. Tinha lavra­dores e vinhateiros nas monta­nhas e nas vinhas, pois era apaixonado pela terra.

11Uzias tinha um exér­cito de guer­reiros que par­tiam para a guerra or­ganizados em esqua­drões, segundo o alistamento feito pelo escriba Jeiel e pelo administrador Massaías, sob a direcção de Hana­nías, um dos ofi­ciais do rei. 12O nú­mero total dos che­fes de família, guerreiros valen­tes, era de dois mil e seiscentos. 13O exér­cito que coman­­davam era de tre­zentos e sete mil e quinhentos homens aptos para a guerra, que combatiam forte­men­te contra os inimigos do rei. 14A todo este exército, Uzias forne­cia, para cada campanha militar, escu­dos, lan­­ças, capacetes, couraças, arcos e fun­das para atirar pedras.

15Man­dou construir em Jerusa­lém máqui­nas destinadas a serem colo­ca­­das sobre as torres e sobre os ân­gulos das mu­ralhas, para atirar fle­chas e gran­des pedras. A sua fama esten­deu-se até muito longe, pois Deus fez mara­vi­lhas para o ajudar a adquirir grande poder.


Orgulho e castigo de Uzias16Mas, ao ver-se tão poderoso, o seu coração encheu-se de orgulho, para sua des­graça. Cometeu uma falta contra o Senhor, seu Deus: entrou no templo do Senhor a fim de quei­mar incenso no altar dos perfumes. 17O sacerdote Azarias, com oitenta corajosos sacer­dotes do Senhor, en­traram atrás dele. 18Fizeram frente ao rei Uzias e disseram-lhe: «Não te compete a ti, Uzias, queimar incenso ao Senhor, mas aos sacerdotes da estirpe de Aarão, que foram consa­grados para este fim. Sai do santuá­rio, porque prevaricaste e não tens direito à gló­ria que vem do Senhor Deus.» 19En­tão, Uzias, tendo na mão um turí­bulo, enfureceu-se; mas, durante este acesso de furor contra os sacerdotes, apareceu-lhe lepra na fronte, ali, no templo do Senhor, na presença dos sacerdotes, diante do altar dos per­fumes. 20O Sumo Sacerdote Azarias e todos os outros sacerdotes olharam-no e viram a lepra que tinha na fronte. Precipita­da­mente, fizeram-no sair; aliás, ele próprio se apres­sou a sair, sentindo-se ferido pelo Senhor.


Fim do reinado de Uzias21O rei Uzias ficou leproso até à sua morte e viveu numa casa isolada, coberto de lepra. Por este motivo, foi ex­cluído do templo do Senhor. Seu filho Jo­tam administrava o palácio real e governava o povo do país. 22Os res­tantes actos de Uzias, des­de os pri­meiros aos últimos, foram descri­tos por Isaías, filho do profeta Amós.

23Uzias adormeceu com seus pais e foi sepultado perto deles no campo das sepulturas reais, pois era lepro­so. Seu filho Jotam sucedeu-lhe no trono.



Capítulos

2 Cr 1 2 Cr 2 2 Cr 3 2 Cr 4 2 Cr 5 2 Cr 6 2 Cr 7 2 Cr 8 2 Cr 9 2 Cr 10 2 Cr 11 2 Cr 12 2 Cr 13 2 Cr 14 2 Cr 15 2 Cr 16 2 Cr 17 2 Cr 18 2 Cr 19 2 Cr 20 2 Cr 21 2 Cr 22 2 Cr 23 2 Cr 24 2 Cr 25 2 Cr 26 2 Cr 27 2 Cr 28 2 Cr 29 2 Cr 30 2 Cr 31 2 Cr 32 2 Cr 33 2 Cr 34 2 Cr 35 2 Cr 36