2 Cr 23

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa

Morte de Atália. Coroação de Joás (2 Rs 11,1-20) – 1No sé­timo ano, Joiadá encheu-se de cora­gem e convocou os seguintes chefes de centenas: Aza­rias, filho de Jeroam, Ismael, filho de Joanan, Aza­rias, fi­lho de Obed, Massaías, filho de Adaías, e Eli­sa­fat, filho de Zicri. E fez com eles um pacto. 2Percorre­ram Judá e reuni­ram os levitas de todas as cida­des de Judá e os chefes de família de Israel, e regressaram a Jerusalém. 3Todo este grupo fez uma aliança com o rei, no templo de Deus. Joia­dá disse-lhes:

«Eis o filho do rei, que deve rei­nar segundo a declaração do Senhor a respeito dos filhos de David. 4Eis o que deveis fazer: uma terça parte de vós, dos sacerdotes e dos levitas que fazem o serviço do sábado, estará de guarda às portas do templo; 5outra terça parte vigiará o palácio real; e uma outra guardará a porta do Fun­da­mento. E o resto do povo ocupará o átrio do templo do Senhor. 6Nin­guém en­trará no templo do Senhor, a não ser os sacerdotes e os levitas de serviço: só podem entrar estes, por estarem consagrados. E todo o povo observará o que foi ordenado pelo Senhor. 7Os levitas, cada um com as suas armas na mão, rodea­rão o rei. E todo aquele que tentar entrar no templo será morto. Segui­reis o rei para onde quer que ele vá.»

8Os levitas e todo Judá seguiram à risca as ordens do sacerdote Joia­dá. Cada um deles reuniu os seus ho­mens, tanto os que começa­vam o seu serviço do sábado como os que o terminavam, pois o sacerdote Joia­dá não dispensara nenhum grupo. 9Ele próprio entregou aos chefes de centenas lanças e escudos de di­ver­sas espécies, conservados no templo de Deus, e que haviam pertencido ao rei David. 10Seguidamente, colo­cou toda a tropa, com as armas na mão, ao longo do altar e do edifício, desde o ângulo sul até ao ângulo norte do templo, à volta do rei. 11De­pois, mandaram avançar o filho do rei, colocaram-lhe o diadema e en­trega­ram-lhe as insígnias reais. E procla­maram-no rei. Joiadá e seus filhos ungiram-no, clamando: «Viva o rei.»

12Mas Atália, ao ouvir os gritos do povo que acorria a aclamar o rei, dirigiu-se à multidão que estava no templo do Senhor. 13Olhou e viu o rei de pé, sobre um estrado, à en­trada do templo; os chefes e os tocadores de trombeta estavam ao lado do rei; e todo o povo festejava e tocava trom­betas, enquanto os can­tores, ao som de vários instrumen­tos, lhe dirigiam aclamações. Então, Atália rasgou as vestes e gritou: «Traição, traição!»

14Mas o sacerdote Joiadá man­dou sair os chefes de cen­tenas que co­man­­da­vam as tropas e ordenou-lhes: «Ar­ras­tai-a para fora do templo, por entre as vossas fileiras. Se alguém a qui­ser seguir, passai-o ao fio de espada.» O sacer­dote impediu que a matassem den­tro do templo do Senhor. 15Agar­­­raram-na e, quando chegaram ao pa­lá­cio real pelo portão dos cavalos, aí a mataram.


Reforma de Joiadá16Joiadá fez uma aliança entre ele, o rei e o povo, segundo a qual o povo se obrigava a ser o povo do Senhor. 17Então, todo o povo entrou no templo de Baal e destruiu-o. Despedaçaram os seus al­­­­tares e as suas imagens e mata­ram Matan, sacerdote de Baal, diante dos altares. 18Joiadá colocou sentinelas no templo do Senhor, a cargo dos sacerdotes e levitas. David dividira-os em categorias no templo, para oferecerem holocaus­tos ao Senhor, conforme está es­crito na Lei de Moi­sés, com cânticos de alegria, segundo as ordens de David. 19Colocou, tam­bém, porteiros às portas do templo para não dei­xarem entrar ninguém que tivesse qualquer impureza.

20E levando con­sigo os chefes de cente­nas, os no­tá­veis, aqueles que exer­­ciam algu­ma função entre o povo e toda a população do país, fez sair o rei do templo do Senhor: entra­ram no palácio do rei pela porta superior e instalaram-no no trono real. 21Toda a população do país estava jubilosa, e a cidade tranquila. Quanto a Atá­lia, foi morta à espada.



Capítulos

2 Cr 1 2 Cr 2 2 Cr 3 2 Cr 4 2 Cr 5 2 Cr 6 2 Cr 7 2 Cr 8 2 Cr 9 2 Cr 10 2 Cr 11 2 Cr 12 2 Cr 13 2 Cr 14 2 Cr 15 2 Cr 16 2 Cr 17 2 Cr 18 2 Cr 19 2 Cr 20 2 Cr 21 2 Cr 22 2 Cr 23 2 Cr 24 2 Cr 25 2 Cr 26 2 Cr 27 2 Cr 28 2 Cr 29 2 Cr 30 2 Cr 31 2 Cr 32 2 Cr 33 2 Cr 34 2 Cr 35 2 Cr 36