2 Cr 2

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa

1Destinou, para isso, setenta mil carregadores, oitenta mil cor­­ta­do­­res de pedra, na montanha, e três mil e seiscentos capatazes. 2Man­dou, também, dizer a Hiram, rei de Tiro: «Faz comigo o mesmo que fizeste com meu pai David, a quem enviaste ce­dros para ele cons­truir um palácio para sua habita­ção. 3Eis que quero edificar um tem­plo ao no­me do Se­nhor, meu Deus, e consa­grar-lho, para queimar in­cen­so e aromas diante dele, apresentar-lhe conti­nua­­mente os pães da oferenda e oferecer-lhe holocaustos de manhã e à tarde, aos sábados, nas luas-novas e nas festas do Senhor, nosso Deus; isto será uma lei para sempre em Israel. 4O tem­plo que vou cons­truir deve ser grande, pois o nosso Deus é maior que todos os deuses. 5Mas quem será capaz de lhe cons­truir uma casa digna dele, se o céu e os céus dos céus não o podem con­ter? E quem sou eu para lhe cons­truir uma casa, se não posso fazer outra coisa senão queimar in­censo diante dele?

6Envia-me, pois, um homem expe­riente no trabalho do ouro, da prata, do bronze, do ferro, da púrpura, do carmim e do violeta; um homem que entenda suficiente­mente de escul­tura para dirigir os artífices de Judá e de Jerusalém que estão junto de mim e que meu pai David reuniu. 7Manda-me, tam­bém, do Líbano madeira de cedro, cipreste e sândalo, pois sei que os teus ser­vos são peritos no corte da madeira do Líbano. Os meus ser­vos traba­lha­rão com os teus, 8a fim de me prepa­rar madeira em grande quan­tidade, pois o templo que vou construir será grande e magnífico. 9E eis que darei aos teus servos que vão cortar as madeiras, vinte mil co­ros de trigo, vinte mil coros de cevada, vinte mil batos de vinho e vinte mil batos de azeite.»

10Hiram, rei de Tiro, respondeu a Salomão por escrito: «É porque ama o seu povo que o Senhor te cons­ti­tuiu rei sobre ele.» 11Hiram disse ainda: «Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, que fez os céus e a terra, pois deu ao rei David um filho sábio, inteligente e prudente, que vai cons­truir um templo ao Senhor e um palá­cio para a sua realeza. 12Envio-te, por­tanto, um homem há­bil e entendido, Huram-Abi, 13filho de uma mulher da tribo de Dan e de um pai de Tiro. Sabe trabalhar o ou­ro, a prata, o bronze, o ferro, a pedra, a madeira, a púrpura escarlate e violeta, o li­nho fino e o carmim; sabe fazer toda a es­pécie de esculturas e elaborar qual­quer plano que se lhe confie. Traba­lhará com os teus artí­fices e com os do meu senhor David, teu pai. 14Otrigo, a cevada, o azeite e o vinho de que falou o meu senhor, mande-os aos seus servos. 15Nós cortaremos a madeira do Líbano, tanta quanta pre­cisares, e enviar-ta-emos por mar, em jangadas até Jafa; tu a levarás para Jerusalém.»

16Salomão fez o re­censeamento de todos os estran­gei­ros que habita­vam no território de Israel, depois da con­tagem feita antes por seu pai David; e contaram-se cento e cin­quenta e três mil e seis­centos. 17De entre eles, designou setenta mil car­regadores, oi­tenta mil cortadores de pedra na montanha e três mil e seis­centos ca­patazes para vigiarem os traba­lha­dores.



Capítulos

2 Cr 1 2 Cr 2 2 Cr 3 2 Cr 4 2 Cr 5 2 Cr 6 2 Cr 7 2 Cr 8 2 Cr 9 2 Cr 10 2 Cr 11 2 Cr 12 2 Cr 13 2 Cr 14 2 Cr 15 2 Cr 16 2 Cr 17 2 Cr 18 2 Cr 19 2 Cr 20 2 Cr 21 2 Cr 22 2 Cr 23 2 Cr 24 2 Cr 25 2 Cr 26 2 Cr 27 2 Cr 28 2 Cr 29 2 Cr 30 2 Cr 31 2 Cr 32 2 Cr 33 2 Cr 34 2 Cr 35 2 Cr 36