2 Cr 13

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa

Reinado de Abias (914-911). Guerra com Jeroboão (11,14; 1 Rs 15,1-3.7-8) – 1No décimo oi­tavo ano do reinado de Jeroboão, Abias come­çou a reinar em Judá. 2 Reinou três anos em Jerusalém. Sua mãe cha­­mava-se Maaca, filha de Uriel de Guibeá.

3Abias e Jeroboão fizeram guerra entre si. Foi Abias quem iniciou a guer­ra, com um exér­­­­cito de qua­tro­cen­tos mil homens va­lentes e guer­rei­ros escolhidos. Jero­boão alinhou con­­tra ele oitocentos mil ho­mens, tam­bém eles valentes e guer­reiros de escolhidos.


Discurso do rei Abias4De pé, no alto de Semaraim, que está na mon­ta­­nha de Efraim, Abias gritou: «Escutai-me, Jeroboão e todo o Is­rael! 5Por­ven­tura não sabeis que o Senhor, Deus de Israel, deu para sempre o rei­no de Israel a David e seus filhos, em virtude de uma alian­ça perpétua? 6 Mas Jeroboão, filho de Nabat, servo de Salomão, filho de David, insurgiu-se e revol­tou-se con­tra o seu senhor. _7Homens vadios e perversos junta­ram-se a ele e opu­se­ram-se a Roboão, filho de Salo­mão. Roboão, que era jovem e tímido, não pôde resistir-lhes. 8E agora pensais em oferecer resis­tência ao reino do Senhor, que está nas mãos do filho de David! Vós sois uma grande mul­tidão e tendes con­vosco os bezerros de ouro que Jero­boão vos fez, à maneira de deuses. 9Afastastes os sacerdotes do Senhor, os filhos de Aarão e os levitas, e instituístes, para vós, sacerdotes à maneira dos povos estrangeiros. Todo aquele que veio com um novilho e sete carnei­ros para se fazer consa­grar, tornou-se sacerdote dos falsos deuses. 10Mas, quanto a nós, o Se­nhor é o nosso Deus e não o abandoná­mos; os sacerdotes que servem o Senhor são os filhos de Aarão, e os levitas desempenham as suas próprias fun­ções. 11Cada manhã e cada tarde, queimam os holocaustos e o incenso aromático em honra do Senhor. Os pães da oferenda são dispostos sobre a mesa pura, e cada tarde são acen­didas as lâmpadas do candelabro de ouro. Porque nós observamos a Lei do Senhor, nosso Deus, enquanto vós o abandonastes. 12Deus está à nossa frente como comandante, bem como os seus sacerdotes, com as trombe­tas de guerra para as fazer ressoar con­tra vós. Filhos de Israel, não luteis contra o Senhor, Deus dos vossos pais, pois não sereis bem sucedidos.»

13Então, Jeroboão executou uma manobra com as tropas, colocadas em emboscada, para surpreender o inimigo pelas costas, de modo que o seu exército atacava Judá de frente, e a emboscada encontrava-se à reta­guarda. 14As tropas de Judá, voltan­do-se, viram-se atacadas pela frente e pela retaguarda. Invocaram o Se­nhor, enquanto os sacerdotes toca­vam as trombetas. 15Judá soltou o grito de guerra, e Deus derrotou Jero­boão e todo o Israel diante de Abias e Judá. 16Os filhos de Israel fugiram diante dos homens de Judá, e Deus entregou-os nas suas mãos. 17Abias e o seu exército fizeram grande mor­ticínio, caindo feridos qui­nhentos mil guerreiros escolhidos do campo de Israel. 18Assim foram humilhados, na­quele tempo, os fi­lhos de Israel, enquanto os filhos de Judá se con­solidaram porque se apoiaram no Senhor, Deus de seus pais.

19Abias perseguiu Jeroboão e arre­batou-lhe várias cidades: Betel, Jes­sana e Efron, assim como os lu­ga­res delas depen­dentes. 20No tem­po de Abias, Jero­boão não se resta­bele­ceu. O Senhor feriu-o, e ele morreu. 21Abias, pelo contrário, tornou-se po­de­­roso. Teve catorze mulheres e gerou vinte e dois filhos e dezasseis filhas. 22O resto dos actos de Abias, os seus feitos e palavras estão es­critos no Comentá­rio do profeta Ido. 23Abias adorme­ceu com os seus pais e foi se­pultado na cidade de David. Suce­deu-lhe no trono seu filho Asa. Durante a sua vida, o país teve dez anos de paz.



Capítulos

2 Cr 1 2 Cr 2 2 Cr 3 2 Cr 4 2 Cr 5 2 Cr 6 2 Cr 7 2 Cr 8 2 Cr 9 2 Cr 10 2 Cr 11 2 Cr 12 2 Cr 13 2 Cr 14 2 Cr 15 2 Cr 16 2 Cr 17 2 Cr 18 2 Cr 19 2 Cr 20 2 Cr 21 2 Cr 22 2 Cr 23 2 Cr 24 2 Cr 25 2 Cr 26 2 Cr 27 2 Cr 28 2 Cr 29 2 Cr 30 2 Cr 31 2 Cr 32 2 Cr 33 2 Cr 34 2 Cr 35 2 Cr 36