1Jo 2

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa

1Filhinhos meus, escrevo-vos estas coisas para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos junto do Pai um advogado, Jesus Cristo, o Justo, 2pois Ele é a vítima que expia os nossos pecados, e não somente os nossos, mas também os de todo o mundo.


Observar os mandamentos - 3Sabemos que o conhecemos por isto: se guardamos os seus mandamentos. 4Quem diz: «Eu conheço-o», mas não guarda os seus mandamentos é um mentiroso e a verdade não está nele; 5ao passo que quem guarda a sua palavra, nesse é que o amor de Deus é verdadeiramente perfeito; por isto reconhecemos que estamos nele. 6Quem diz que permanece em Deus também deve caminhar como Ele caminhou.

7Caríssimos, não vos escrevo um mandamento novo, mas um mandamento antigo, que já tínheis desde o princípio: este mandamento antigo é a palavra que ouvistes. 8É, contudo, um mandamento novo o que vos escrevo - o que é verdade nele e em vós - pois as trevas passaram e a luz verdadeira já brilha.

9Quem diz que está na luz, mas tem ódio a seu irmão, ainda está nas trevas.

10Quem ama o seu irmão permanece na luz e não corre perigo de tropeçar. 11Mas quem tem ódio ao seu irmão está nas trevas e nas trevas caminha, sem saber para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos.


Apelo à fé contra o mundo e os anticristos - 12Eu vo-lo escrevo, filhinhos: Os vossos pecados estão-vos perdoados pelo nome de Jesus.

13Eu vo-lo escrevo, pais:
vós conheceis aquele que existe desde o princípio.
Eu vo-lo escrevo, jovens:
vós vencestes o maligno.
14Eu vo-lo escrevi, filhinhos:
vós conhecestes o Pai.
Eu vo-lo escrevi, pais:
vós conheceis aquele que existe desde o princípio.
Eu vo-lo escrevi, jovens:
vós sois fortes,
a palavra de Deus permanece em vós
e vós vencestes o Maligno.

15Não ameis o mundo nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 16Pois tudo o que há no mundo - a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e o estilo de vida orgulhoso - não vem do Pai, mas sim do mundo. 17Ora, o mundo passa e também as suas concupiscências, mas quem faz a vontade de Deus permanece para sempre.

18Filhinhos, estamos na última hora. Ouvistes dizer que há-de vir um Anticristo; pois bem, já apareceram muitos anticristos; por isso reconhecemos que é a última hora. 19Eles saíram de entre nós, mas não eram dos nossos, porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido connosco; mas aconteceu assim para que ficasse claro que nenhum deles é dos nossos. 20Vós, porém, tendes uma unção recebida do Santo e todos estais instruídos.

21Não vos escrevi por não saberdes a verdade, mas porque a sabeis, e também que da verdade não vem nenhuma mentira. 22Quem é, então, o mentiroso? Quem é, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse é o Anticristo, aquele que nega o Pai e igualmente o Filho. 23Todo aquele que nega o Filho fica sem o Pai; aquele que confessa o Filho tem também o Pai.

24Quanto a vós, procurai que em vós permaneça o que ouvistes desde o princípio. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também vós permanecereis no Filho e no Pai. 25E esta é a promessa que Ele nos fez: a vida eterna.

26Escrevo-vos isto a propósito dos que procuram enganar-vos. 27Quanto a vós, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que ninguém vos ensine; mas, tal como a sua unção vos ensina acerca de todas as coisas - e ela é verdadeira e não engana - permanecei nele, de acordo com o que Ele vos ensinou.

28E agora, filhinhos, permanecei nele, para que, quando Ele se manifestar, tenhamos plena confiança e não fiquemos cheios de vergonha, longe dele, por ocasião da sua vinda. 29Se sabeis que Ele é justo, sabei também que todo aquele que pratica a justiça nasceu dele.



Capítulos

1Jo 1 1Jo 2 1Jo 3 1Jo 4 1Jo 5